o papel do vereador e as leis orçamentárias

O Papel do Vereador e as Leis Orçamentárias: Garantindo a Eficiência no Uso dos Recursos Públicos

Os vereadores desempenham um papel crucial no poder público local, agindo como representantes da comunidade e legisladores responsáveis por criar, aprovar e fiscalizar as leis que moldam o destino de suas cidades. Uma das áreas em que sua atuação é mais importante é no campo das leis orçamentárias. É importante lembrar que essas leis são de iniciativa reservada do chefe do Poder Executivo, isso significa que apenas o Prefeito pode apresentar esses projetos de lei, mas os vereadores podem e devem analisá-los e alterá-los quando julgarem necessário. Neste artigo, exploraremos o papel do vereador no contexto do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), destacando a importância dessas leis para a eficiência na gestão dos recursos públicos.

Plano Plurianual (PPA):

O PPA é o primeiro passo no ciclo orçamentário, abrangendo um período de quatro anos (os 3 últimos anos de mandato + o primeiro ano do mandato seguinte). Ele estabelece diretrizes, objetivos e metas a serem alcançados pelo município durante esse período. O vereador tem um papel muito importante na elaboração e deliberação do PPA, já que reflete as prioridades da gestão municipal. Os vereadores devem representar as necessidades e desejos da população, contribuindo para a definição dos programas e ações a serem financiados pelo orçamento público.

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO):

A LDO funciona como um elo entre o PPA e a LOA, possibilitando a conexão entre aquilo que é planejado dentro do PPA e o planejamento das metas e prioridades para um ano específico dentro dele (o ano posterior à sua votação). Ela estabelece as diretrizes, metas e prioridades para a elaboração do orçamento anual e é fundamental para garantir a consistência entre as metas de médio prazo do PPA e a execução de curto prazo através da alocação de recursos na LOA. Os vereadores desempenham um papel muito importante na análise, apresentação de emendas e votação da LDO, assegurando que ela esteja alinhada com as necessidades das pessoas e com o plano plurianual.

Lei Orçamentária Anual (LOA):

A LOA é a lei que detalha de onde virão e como os recursos públicos serão alocados e gastos ao longo do ano. Os vereadores têm a responsabilidade de revisar, debater, alterar e votar a LOA para garantir que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente, eficaz e alinhadas à LDO e ao PPA. Além disso, podem propor emendas ao orçamento para ajustar as prioridades e atender às demandas específicas de sua cidade.

o papel do vereador e as leis orçamentárias

Em alguns municípios existe a ferramenta da “Emenda Impositiva”. Com a emenda impositiva os vereadores podem destinar uma porcentagem do orçamento para alguma área específica e, diferentemente das emendas “normais”, essas não dependem de aprovação do plenário e o prefeito é obrigado a executar essas destinações dentro do ano fiscal.

Além de participar da elaboração e deliberação das leis orçamentárias, os vereadores têm o dever de fiscalizar a execução do orçamento. Isso inclui monitorar se os recursos estão sendo utilizados de acordo com o que foi estabelecido na LOA, garantindo a transparência e a responsabilidade na gestão pública. Os vereadores têm o poder de solicitar informações, realizar audiências públicas e propor medidas corretivas se houver desvios significativos.

O papel do vereador nas leis orçamentárias é essencial para assegurar que os recursos públicos sejam alocados de maneira eficiente, atendendo às necessidades da comunidade. Ao participar ativamente do processo das leis orçamentárias, os vereadores contribuem para o planejamento estratégico de seus municípios e para o acompanhamento da execução orçamentária. Além disso, a fiscalização contínua garante a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos, fortalecendo a confiança da população em seus representantes e na administração municipal como um todo.

Quer aprender em detalhes as leis orçamentárias?

Matricule-se já no Método Vereador Atuante. Lá você vai encontrar um curso completo de orçamento municipal para vereadores, com mais de 10 horas de conteúdo. Além disso o curso possui os modelos de emendas prontos para os principais pontos das legislações orçamentárias. Além disso o curso possui módulo de fiscalização na prática, processo legislativo e muito mais! Não perca essa oportunidade de levar o seu mandato para o próximo nível. 

Além disso, se você é pré-candidato ou esta buscando uma reeleição, nós montamos uma trilha completa com tudo o que você precisa para ser eleito vereador em 2024, a TRILHA DA ELEIÇÃO.

Reunimos especialistas de cada área, em um único lugar, para garantir que você tenha acesso a tudo que precisa para construir a sua trilha para a vitória nas eleições de 2024.

Para garantir a sua vaga na Trilha da Eleição é só clicar aqui.

Fale Conosco via WhatsApp

Participe do nosso grupo no whatsapp para receber novidades sobre Câmara Municipal e Fiscalização.

Posts Recentes

A importância da pré-candidatura nas eleições municipais

A importância da pré-candidatura nas eleições municipais

Neste artigo, você entenderá a importância da pré-candidatura nas eleições municipais e por que se declarar como pré-candidato vai muito...

pré-campanha de vereador

Pré-campanha de vereador

Com a aproximação das eleições municipais, que acontecem em outubro, muitos pré-candidatos se encontram em um momento crucial de preparação...

Estratégias para pré-candidato a vereador em 2024

Colocar o nome à disposição da corrida eleitoral e um desafio que exige estratégias para pré-candidato a vereador em 2024....

Vamos construir a sua carreira política juntos!

Faça parte da melhor escola de formação de vereadores(as) do Brasil.