Matérias que o vereador pode fiscalizar

Matérias que o vereador pode fiscalizar

Conheça as 3 Ferramentas Exclusivas dos Vereadores na Fiscalização

Enganam-se os que pensam que o vereador tem a função apenas de criar leis. Além da função legislativa, ao vereador também tem a função fiscalizadora e tão grande é sua importância, que a Constituição Federal a coloca no mesmo nível de igualdade com a função legislativa, ao estabelecer, no artigo 29, XI, que a Lei Orgânica não poderá ignorá-la ou diminuí-la, vejamos: 

Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

[…]

XI – organização das funções legislativas e fiscalizadoras da Câmara Municipal;

Certo é, portanto, pela norma constitucional, que a função fiscalizadora da Câmara Municipal ombreia em importância com a função legislativa, sendo considerada uma função típica da Casa de Leis e um direito-dever.

Mas como os vereadores fiscalizam?

Assim como qualquer cidadão, os vereadores podem fiscalizar o Poder Executivo através dos portais da transparência, portais de transferências federais, relatórios orçamentários e outras ferramentas disponíveis à população. Mas existem 3 instrumentos que apenas os vereadores podem utilizar na fiscalização, são eles: 

  • Requerimento de informação: Por meio de requerimentos de informação, a Câmara Municipal pode solicitar esclarecimentos sobre qualquer assunto de interesse público e coletivo, principalmente quanto a correta utilização dos recursos públicos, tais como: obras, convênios, fundos municipais, contratação de pessoal. Não existe uma regra pré-definida sobre o procedimento utilizado pelas Câmaras para encaminhar pedidos de informação ao Executivo, cabendo ao Regimento Interno regular o assunto.

Em alguns casos os requerimentos de informação dependem de aprovação do plenário, mas poderia o vereador enviar pedido de informação diretamente ao prefeito municipal? A resposta é sim. No tema nº 832 do STF foi decidido que “O parlamentar, na condição de cidadão, pode exercer plenamente seu direito fundamental de acesso a informações de interesse pessoal ou coletivo, nos termos do art. 50, inciso XXXIII, da CF e das normas de regência desse direito.”, garantindo o direito ao parlamentar de enviar pedidos de informação como qualquer outro cidadão.

  • Convocação dos secretários: Da mesma forma que o Congresso Nacional (art. 50 e art. 58, §2º, III, CF), a Câmara Municipal, ou qualquer de suas Comissões, exercem o poder de fiscalização, pois poderão convocar os Secretários Municipais ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados ao Executivo Municipal para prestarem, pessoalmente, informações sobre assuntos previamente determinados, inerentes a suas atribuições, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada. 

Antes de prosseguirmos, cabe esclarecer a seguinte questão: poderia a Câmara ou suas Comissões convocar diretamente o prefeito para prestar esclarecimentos sob pena da sua ausência importar em crime de responsabilidade? A resposta é negativa! De acordo com o STF, ADI nº 687-PA, a Constituição Estadual (ou até mesmo a Lei Orgânica) não pode impor, ao Prefeito Municipal, o dever de comparecimento perante a Câmara Municipal, uma vez que essa medida provoca estado de submissão institucional do Chefe do Executivo ao Poder Legislativo municipal, transgredindo, desse modo, o postulado da equivalência entre os poderes.

  • Comissão parlamentar de inquérito (CPIs): São criadas pela Câmara Municipal, mediante requerimento de um terço de seus membros, para a apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.

Em resumo, o papel do vereador na fiscalização dos assuntos municipais é de suma importância para a manutenção de uma governança transparente e responsável em nossas cidades, além de serem importantes atores no combate à corrupção. De acordo com a Constituição Federal, a função fiscalizadora dos vereadores é colocada em pé de igualdade com a função legislativa, refletindo seu caráter de direito-dever em nossa democracia.

Se você é um vereador ou um cidadão interessado em fiscalizar o poder público, o Método Vereador Atuante é para você. O MVA possui um módulo com 19 aulas que te ensina a fiscalizar na prática, sem depender do plenário e conseguindo apresentar resultados reais e práticos para os seus eleitores. Para mais informações sobre o Método Vereador Atuante, é só clicar aqui.

Além disso, se você é pré-candidato ou esta buscando uma reeleição, nós montamos uma trilha completa com tudo o que você precisa para ser eleito vereador em 2024, a TRILHA DA ELEIÇÃO.

Reunimos especialistas de cada área, em um único lugar, para garantir que você tenha acesso a tudo que precisa para construir a sua trilha para a vitória nas eleições de 2024.

Para garantir a sua vaga na Trilha da Eleição é só clicar aqui.

Fale Conosco via WhatsApp

Participe do nosso grupo no whatsapp para receber novidades sobre Câmara Municipal e Fiscalização.

Posts Recentes

Projetos de Lei

Projetos de Lei que funcionam: como vereadores(as) podem planejar e aprovar propostas com impacto real

Projetos de Lei são uma das atribuições centrais do vereador. Mas, na prática, o que diferencia um mandato produtivo de...

Transparência Municipal

Transparência Municipal: 4 ideias de Projetos de Lei que fortalecem o mandato

Transparência Municipal deixou de ser um diferencial na gestão pública. Hoje, ela é uma exigência institucional, jurídica e política. Em...

Mandato

Mandato de vereador na prática: como planejar, executar e gerar impacto real na cidade

Mandato de vereador é um marco importante e a diferença entre um mandato apagado e um mandato reconhecido está na...

Vamos construir a sua carreira política juntos!

Faça parte da melhor escola de formação de vereadores(as) do Brasil.

sdtoto sdtoto sdtoto bo togel sdtoto togel sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto togel sd toto sd toto sdtoto sdtoto sdtoto login sd toto sdtoto login sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto rtp sdtoto sdtoto sdtoto sd toto sdtoto slot sdtoto sdtoto slot sdtoto game toto sdtoto sdtoto sdtoto login sdtoto sdtoto sdtoto login sdtoto sdtoto sdtoto login sdtoto daftar sdtoto login prediksi sdtoto sdtoto login sdtoto daftar sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto slot sdtoto daftar