A propaganda eleitoral está prestes a começar oficialmente no dia 16 de agosto, mas a preparação deve começar agora!
É essencial estar um passo à frente para garantir uma campanha bem-sucedida até o dia 6 de outubro.
Neste artigo, você irá aprender a organizar a sua propaganda eleitoral na internet, aproveitando ao máximo as ferramentas disponíveis para fazer a sua campanha no digital.
Onde fazer propaganda eleitoral na internet?
- Sítios oficiais: os candidatos podem utilizar sítios oficiais próprios, desde que o endereço eletrônico seja comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado em um provedor de aplicação de internet estabelecido no país.
- Sítios de partidos e coligações: da mesma forma partidos podem utilizar seus sítios para divulgar conteúdos eleitorais, com os endereços devidamente comunicados à Justiça Eleitoral.
- Blogs e redes sociais: blogs, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas são ferramentas poderosas para a propaganda eleitoral, permitindo um alcance amplo e direto com o eleitorado.
É permitido usar Inteligência Artificial na propaganda eleitoral?
A utilização da boa inteligência artificial é permitida, desde que seja explicitamente informado ao eleitorado que a IA foi utilizada. Lembre-se: a Resolução determina que qualquer conteúdo sintético multimídia gerado por IA deve conter uma indicação clara de que foi produzido ou manipulado por essa tecnologia. Isso inclui vídeos, áudios, imagens estáticas e materiais impressos.
Requisitos para utilizar a IA na propaganda eleitoral
A Lei diz que “A utilização na propaganda eleitoral, em qualquer modalidade, de conteúdo sintético multimídia gerado por meio de inteligência artificial para criar, substituir, omitir, mesclar ou alterar a velocidade ou sobrepor imagens ou sons impõe ao responsável pela propaganda o dever de informar, de modo explícito, destacado e acessível que o conteúdo foi fabricado ou manipulado e a tecnologia utilizada”.
Portanto, para cumprir as exigências legais, é necessário:
- Aviso no início do vídeo: informar no início de qualquer vídeo que o material foi produzido por meio de inteligência artificial.
- Rótulo (marca d’água): incluir uma marca d’água que indique o uso de IA.
- Audiodescrição: fornecer audiodescrição que mencione o uso de IA.
- Impressos: incluir a informação em cada página ou face de material impresso que utilize IA.
Exceções: o que não é considerado IA
Nem todas as edições ou melhorias feitas em conteúdos eleitorais são consideradas uso de inteligência artificial. A regulamentação permite certas práticas comuns que não requerem a rotulagem de IA:
- Edição de imagens: ajustes destinados a melhorar a qualidade da imagem ou do som, como redução de ruído ou aplicação de filtros, não são considerados IA.
- Elementos gráficos: a criação de elementos gráficos de identidade visual, como vinhetas e logomarcas, é permitida sem necessidade de rótulo de IA.
- Montagens fotográficas: a montagem de imagens em que pessoas candidatas e apoiadoras aparentam figurar em registro único utilizado na confecção de material impresso e digital de propaganda, como o famoso “santinho” em que um candidato aparece ao lado do prefeito. Se as fotos são tiradas separadamente e depois combinadas por meio de edição, isso não configura uso de IA.
Chatbots: automatizar a comunicação é permitido?
O uso de chatbots, avatares e conteúdos sintéticos como artifício para intermediar a comunicação de campanha com pessoas naturais pode ser utilizado. No entanto, você não pode nunca usar este artifício para simular que o seu eleitor está falando com você.
É permitido impulsionar conteúdo?
A ferramenta mais utilizada pelas pessoas na propaganda eleitoral na internet certamente é o impulsionamento de conteúdo. Essa ferramenta permite atingir públicos específicos e aumentar a visibilidade do candidato. No entanto, deve ser feito exclusivamente pelo CNPJ do candidato ou partido, e respeitando os limites de gastos.
Como impulsionar conteúdo corretamente
- Registro e transparência: certifique-se de que todas as publicações impulsionadas contenham o CNPJ do candidato e a expressão “propaganda eleitoral”.
- Limites de gastos: mantenha-se dentro do limite de gastos permitido para evitar sanções.
- Monitoramento: utilize ferramentas como a biblioteca de anúncios para acompanhar os gastos de seus adversários. Esse monitoramento ajuda a entender como os concorrentes estão investindo e permite otimizar os seus próprios recursos para alcançar melhores resultados.
Impulsionar conteúdo nas redes sociais é essencial para uma pré-campanha e campanha eficazes, desde que feito conforme as regulamentações vigentes. Utilizar o CNPJ do candidato, respeitar os limites de gastos e incluir todas as informações obrigatórias garante a legalidade e eficácia na sua propaganda eleitoral.
Prepare-se para fazer sua propaganda eleitoral na internet
A internet oferece inúmeras oportunidades para alcançar e engajar eleitores, mas é crucial seguir as regras e garantir a transparência em todas as suas ações. Faça a sua propaganda eleitoral na internet utilizando as ferramentas disponíveis de forma estratégica e esteja sempre atualizado com as normas eleitorais para garantir o sucesso de sua campanha.
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