Guia para vereadores: projetos de lei que deram certo

Imagem de uma mulher sorridente, com o polegar para cima, transmitindo uma sensação de aprovação e sucesso. Essa imagem pode ser associada a projetos de lei que deram certo, representando o impacto positivo e a aprovação da sociedade em relação a essas leis.

Criar projetos de lei é um dos principais papéis dos vereadores, pois são esses instrumentos que possibilitam mudanças significativas nos municípios. No entanto, muitos parlamentares enfrentam desafios ao definir quais temas podem ser legislados e como estruturar propostas que realmente beneficiem a população.

Se você é vereador, este artigo vai lhe explicar o que são os PLs,  limites constitucionais na sua atuação, e também apresentar os projetos de lei que deram certo para que você se inspire e faça a diferença no seu município.

Em primeiro lugar, entenda o que são os Projetos de Lei

Os projetos de lei são propostas apresentadas por parlamentares municipais com o objetivo de criar, modificar ou extinguir normas no município. Eles passam por um processo legislativo.

Vale destacar que diferentemente dos projetos de resolução (que regulam apenas o funcionamento da Câmara), os projetos de lei para vereadores têm efeito em todo o município, criando direitos e obrigações para cidadãos, empresas e o poder público.

O vereador pode legislar sobre o quê? Conheça 6 áreas permitidas

Ao contrário do que muitos acreditam, a atuação legislativa dos vereadores não se resume a questões burocráticas ou de pequeno impacto. Existe um vasto campo de atuação para projetos de lei para vereadores que podem transformar a realidade municipal significativamente. A chave está em compreender os limites constitucionais e, dentro deles, explorar todas as possibilidades de atuação.

No âmbito das políticas públicas sociais, os vereadores têm um espaço fértil para atuação. A chamada “Lei da Dignidade Menstrual”, que prevê a distribuição de absorventes higiênicos em escolas públicas, é um excelente exemplo de como os parlamentares municipais podem abordar questões de saúde pública.

A área de transparência e controle social representa outro campo importante para atuação parlamentar. Projetos que determinam a divulgação de filas de espera na saúde ou a publicação em tempo real de gastos públicos fortalecem a democracia local. É importante destacar também que, em decisão recente, o Supremo reconheceu a competência dos legislativos municipais para legislar sobre transparência, desde que não invadam a organização administrativa do Executivo.

No campo da educação e segurança escolar, os vereadores também podem propor medidas, como a instalação de câmeras em escolas municipais, que intenta diminuir casos de violência no entorno escolar, ou programas de combate ao bullying.

Quando falamos de meio ambiente, o município tem competência para legislar sobre questões locais. Projetos que incentivam a reciclagem ou que protegem áreas verdes urbanas são completamente viáveis.

Na esfera da economia local, os vereadores podem propor a redução de tributos para pequenos negócios, desde que compensada em outras receitas, e o apoio a feiras livres de produtores rurais, estes são exemplos de como estimular o desenvolvimento econômico sem ferir as competências do Executivo.

Por fim, a saúde é outra área em que os legisladores municipais podem atuar. Campanhas municipais de conscientização e transparência são medidas que podem melhorar significativamente os indicadores de saúde pública. 

Além dos exemplos citados, há diversas outras áreas em que os vereadores podem legislar para transformar a realidade da população. Entretanto, é importante respeitar as limitações constitucionais: vereadores não podem criar cargos, aumentar salários ou estruturar secretarias – essas são atribuições exclusivas do prefeito, conforme estabelece o artigo 61, §1º, II da Constituição Federal. O desafio do bom legislador municipal está justamente em identificar os espaços de atuação possíveis e, dentro deles, formular projetos que impactem positivamente a vida da população.

Casos de sucesso: Projetos de Lei que deram certo

Para inspirar seu mandato, separamos casos reais de projetos de lei para vereadores que foram aprovados e transformaram cidades:

Lei da Ficha Limpa Municipal (diversos municípios adotaram essa legislação): proíbe a nomeação de pessoas condenadas por crimes graves para cargos públicos municipais.

Lei do IPTU Verde: concede descontos no IPTU para imóveis que adotem práticas sustentáveis, como captação de água da chuva e energia solar.

Programa de Distribuição de Absorventes: garante a distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda e mulheres em situação de vulnerabilidade.

Erros comuns em Projetos de Lei para vereadores (e como evitá-los)

Alguns equívocos podem inviabilizar sua proposta:

❌ Invasão de competência (ex.: criar cargos ou secretarias) → pode ser vetado ou anulado
❌ Falta de técnica legislativa (ex.: texto confuso, sem justificativa) → dificulta a aprovação
❌ Copiar modelos sem adaptação → cada município tem regras diferentes

Vereador, faça a diferença você também!

Agora, você pode se inspirar nos exemplos de projetos de lei que deram certo e começar a construir o futuro do seu município por meio de projetos que também façam a diferença!

E se você está pronto para ser um vereador tubarão, saiba que o Instituto Brasileiro de Política Municipal (IBPOM) está com as matrículas abertas para o curso “Método Vereador Atuante”, uma capacitação completa para quem deseja legislar e fiscalizar com conhecimento e segurança. 

Todo o conteúdo do Método Vereador Atuante – MVA é coordenado pela Professora Mônica Lopes, fundadora e CEO do instituto, que é especialista em consultoria legislativa para Câmaras Municipais e Mandatos Legislativo. Não perca essa oportunidade de turbinar o seu mandato ou assessoria parlamentar. 

 

Fale Conosco via WhatsApp

Participe do nosso grupo no whatsapp para receber novidades sobre Câmara Municipal e Fiscalização.

Posts Recentes

Projetos de Lei

Projetos de Lei que funcionam: como vereadores(as) podem planejar e aprovar propostas com impacto real

Projetos de Lei são uma das atribuições centrais do vereador. Mas, na prática, o que diferencia um mandato produtivo de...

Transparência Municipal

Transparência Municipal: 4 ideias de Projetos de Lei que fortalecem o mandato

Transparência Municipal deixou de ser um diferencial na gestão pública. Hoje, ela é uma exigência institucional, jurídica e política. Em...

Mandato

Mandato de vereador na prática: como planejar, executar e gerar impacto real na cidade

Mandato de vereador é um marco importante e a diferença entre um mandato apagado e um mandato reconhecido está na...

Vamos construir a sua carreira política juntos!

Faça parte da melhor escola de formação de vereadores(as) do Brasil.

sdtoto sdtoto sdtoto bo togel sdtoto togel sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto togel sd toto sd toto sdtoto sdtoto sdtoto login sd toto sdtoto login sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto rtp sdtoto sdtoto sdtoto sd toto sdtoto slot sdtoto sdtoto slot sdtoto game toto sdtoto sdtoto sdtoto login sdtoto sdtoto sdtoto login sdtoto sdtoto sdtoto login sdtoto daftar sdtoto login prediksi sdtoto sdtoto login sdtoto daftar sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto sdtoto slot sdtoto daftar