Como construir um projeto político para pré-candidato a vereador

Dois empresários maduros discutindo um projeto político em um escritório moderno, exemplificando o planejamento estratégico necessário para pré-candidatos a vereador.

Construir um projeto político é essencial para qualquer pré-candidato a vereador que deseja se destacar diante do eleitorado. 

Neste artigo, você aprenderá a adaptar o seu projeto político conforme as particularidades do seu município bem como diferenciar o projeto para primeiro mandato ou reeleição.

Após a leitura do artigo, você certamente estará mais confiante para construir um projeto político de qualidade e adequado ao seu perfil. Vamos lá?

 

Projeto político para pré-candidato sem mandato

Elaborar um projeto político eficaz para um pré-candidato sem mandato exige uma abordagem de acordo com o número de votos necessários e as particularidades do município.

A estratégia para 100.000 votos válidos é diferente daquela utilizada para 2.400 votos válidos.

Em municípios menores, onde menos votos são necessários, o projeto político precisa ser mais abrangente, não se limitando a uma única pauta ou bandeira.

 

Estratégia para municípios menores e maiores

Vamos imaginar que você está no partido cujo número é 10.

Nesse caso, você poderia criar um projeto intitulado “10 Ideias para ‘TUDO PODE’ Avançar”.

Note que ‘TUDO PODE’ é um nome fictício de município para exemplificar a questão.

 

Municípios menores

Em municípios menores, a comunicação deve ser mais ampla e integrada. 

As propostas não são divididas em categorias específicas como saúde, educação, assistência a pessoas com deficiência ou causa animal. Em vez disso, todas essas ideias estão juntas em um único projeto coeso. 

Isso exige que o candidato tenha uma visão mais ampla e consiga falar várias “línguas” ao mesmo tempo.

Quando estiver gravando um vídeo, por exemplo, você não se dirigirá a um grupo específico, mas abordará diversos temas simultaneamente para alcançar diferentes segmentos do eleitorado.

 

Municípios maiores

Em municípios maiores, é possível segmentar melhor as bandeiras e focar em causas específicas.

Por exemplo, você pode criar informativos para as redes sociais com “10 Ideias para a Causa Animal”, “10 Ideias para a Educação”, etc.

Isso permite nichar mais o eleitorado e direcionar mensagens específicas para diferentes grupos.

Diferentemente de um município menor, onde é necessário falar a língua do idoso, da dona de casa e da causa animal ao mesmo tempo, em municípios maiores, você pode separar e direcionar as suas propostas.

 

Exemplo de causa comum: bem-estar animal

Tanto em municípios maiores quanto menores, a causa do bem-estar animal é uma bandeira comum. No entanto, a base ideológica vai determinar o que se vai defender na causa. 

Por exemplo, uma base ideológica de esquerda vai defender a construção de espaços públicos para esses animais. Então, vai ter a famosa UBS animal, as casas de acolhimento para esses animais, etc. Vai defender que o poder público tem de se comprometer mais, inclusive com estrutura.

Pegando uma linha mais de direita, vai incentivar as parcerias público-privadas. Que se possa fazer parcerias com clínicas veterinárias para que essas clínicas promovam um número x de castração no munícipio e recebam um investimento público por causa disso.

Mas em ambos os casos, defende-se o bem-estar animal. 

 

a importância da pré-candidatura nas eleições municipais

 

Projeto político para pré-candidato visando à reeleição

O projeto político de quem busca a reeleição é, acima de tudo, sobre organização.

Embora possa parecer mais simples, ele apresenta os seus próprios desafios.

Portanto, se você pretende se reeleger, é hora de fazer uma prestação de contas clara para convencer os eleitores de que você merece continuar no cargo. 

 

Organização do dossiê de mandato

Organize um dossiê detalhado do seu mandato. Esse documento deve incluir todos os projetos e ações concretizadas. Por exemplo, se você implementou a “Rua do Ciclismo” – um projeto que cria espaços seguros para ciclistas aos fins de semana – inclua isso no seu dossiê.

Se a comunicação do seu mandato anterior foi ruim, agora é a hora de corrigir isso. Utilize todas as plataformas disponíveis – redes sociais, newsletters, reuniões comunitárias – para comunicar as suas realizações de maneira clara e eficiente. Não seja um “tubarão” que trabalha nos bastidores sem mostrar o seu trabalho.

 

Candidato(a), crie o seu projeto político!

Construir um projeto político eficaz exige planejamento estratégico, compreensão das dinâmicas locais e uma comunicação clara e transparente. Seguindo essas diretrizes, os pré-candidatos a vereador podem desenvolver projetos que alcancem o eleitorado e contribuam para uma campanha bem-sucedida.

Neste contexto, o Instituto Brasileiro de Política Municipal (IBPOM) apresenta o curso A Trilha da Eleição. Nele, você encontrará módulos especializados em projeto político com ideias prontas para você apresentar para o seu eleitor, preparando pré-candidatos para ampliar o impacto de suas campanhas on-line.

Todo o conteúdo do A Trilha da Eleição é coordenado pela Professora Mônica Lopes, fundadora e CEO do IBPOM, que é especialista na construção de projetos políticos da eleição ao mandato. Não perca essa oportunidade de turbinar o seu planejamento eleitoral para atingir grandes resultados em outubro!

Quer conhecer melhor os nossos cursos da pré-campanha ao mandato? Entre em contato conosco.

 

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