Descubra como solicitar informações sobre os gastos da prefeitura

Você identificou algum gasto suspeito da administração pública municipal?

No artigo de hoje nós vamos falar sobre como é possível fiscalizar as despesas da administração pública.

Você precisa saber que todo cidadão tem direito de receber informações para tratar do interesse particular ou coletivo de órgãos da administração pública, seja do Estado, União, Distrito Federal ou Municípios.

Mas onde está previsto esse direito? Na Constituição Federal.

Isso mesmo, a Constituição Federal, no artigo 5º, inciso XXXIII, trata como direito fundamental o direito de acesso à informação. Do mesmo modo, a Lei nº 12.527/2011 fixa que é dever do Estado garantir o direito de acesso à informação.

Nesse sentido, é importante que o cidadão tenha conhecimento desse direito para solicitar informações, principalmente, sobre as compras públicas, as despesas públicas, as licitações, as diárias e como o Poder Público gasta o dinheiro público.

É bom lembrar que, quando você faz um pedido de informação no órgão competente para prestar a informação solicitada, a resposta deve ser imediatamente, caso ela já esteja disponível.

Na hipótese da informação não ser acessível imediatamente, o órgão competente pode contar com um prazo de vinte dias para prestar o esclarecimento, prorrogável por mais dez dias.

Mas e se ninguém responder a sua solicitação?

Bom, nesse caso, o agente público que deixa de responder a solicitação pratica crime de responsabilidade. Portanto, caso o seu pedido não seja respondido, você deve se dirigir ao Ministério Público para abrir uma representação por ausência de resposta a pedido de informação.

O direito à informação é um direito de todos, pois sem transparência não há democracia.

Fale Conosco via WhatsApp

Participe do nosso grupo no whatsapp para receber novidades sobre Câmara Municipal e Fiscalização.

Posts Recentes

A importância da pré-candidatura nas eleições municipais

A importância da pré-candidatura nas eleições municipais

Neste artigo, você entenderá a importância da pré-candidatura nas eleições municipais e por que se declarar como pré-candidato vai muito...

pré-campanha de vereador

Pré-campanha de vereador

Com a aproximação das eleições municipais, que acontecem em outubro, muitos pré-candidatos se encontram em um momento crucial de preparação...

Estratégias para pré-candidato a vereador em 2024

Colocar o nome à disposição da corrida eleitoral e um desafio que exige estratégias para pré-candidato a vereador em 2024....

Vamos construir a sua carreira política juntos!

Faça parte da melhor escola de formação de vereadores(as) do Brasil.