Política Pública Municipal

Política pública é expressa de diversas formas e na sua elaboração é necessário apresentar os objetivos pretendidos, assim como os instrumentos para se alcançar os objetivos.

Assim sendo, no âmbito municipal, política pública é um processo de escolha dos meios para a realização dos objetivos da sociedade local, que são geridos pelo Executivo Municipal.

Então, quais são os exemplos de políticas públicas realizadas nos municípios? São elas: ensino público, a pavimentação de ruas, o acesso à saúde e demais políticas públicas oferecidas à população com o objetivo do bem-estar social.

Quero que você pense o seguinte: quando você vê uma obra sendo realizada no seu município, você pensa se ela atende ao bem-estar social? Ela atende ao objetivo que foi proposta?

Por exemplo, qual a importância de uma pista de ciclismo em um pequeno município onde a população tem como esporte a corrida?

Quero que você lembre também que o controle social das políticas públicas ocorre por meio de órgãos de controle interno e externo, efetuado pelo Poder Legislativo, com apoio dos Tribunais de Contas, e também compreende a participação da população e a vigilância exercida pelo Ministério Público.

Para um controle social mais efetivo é importante e fundamental a participação da sociedade no processo de formação e de gestão das políticas públicas, acompanhando as audiências públicas da elaboração dos Planos Plurianuais – PPAs, da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e da Lei Orçamentária Anual – LOA, como também é importante a criação dos Conselhos de Políticas Públicas e os métodos de planejamento participativo.

Por fim, o cidadão tem o direito de fiscalizar as contas do município, ou seja, você tem o direito/dever de requerer junto à prefeitura o extrato/plano do projeto das obras que visam atender suposto interesse público.

Sem deixar de ressaltar que TODA POLÍTICA PÚBLICA exige estudo, execução, levantamento de dados, planejamento, monitoramento, adaptações, ou seja, o prefeito não pode simplesmente fazer uma obra e chamar de política pública sem saber de fato quais os objetivos a serem alcançados.

Até a próxima dica!

Vamos cuidar dos nossos municípios.

Fale Conosco via WhatsApp

Participe do nosso grupo no whatsapp para receber novidades sobre Câmara Municipal e Fiscalização.

Posts Recentes

A importância da pré-candidatura nas eleições municipais

A importância da pré-candidatura nas eleições municipais

Neste artigo, você entenderá a importância da pré-candidatura nas eleições municipais e por que se declarar como pré-candidato vai muito...

pré-campanha de vereador

Pré-campanha de vereador

Com a aproximação das eleições municipais, que acontecem em outubro, muitos pré-candidatos se encontram em um momento crucial de preparação...

Estratégias para pré-candidato a vereador em 2024

Colocar o nome à disposição da corrida eleitoral e um desafio que exige estratégias para pré-candidato a vereador em 2024....

Vamos construir a sua carreira política juntos!

Faça parte da melhor escola de formação de vereadores(as) do Brasil.